BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 4 de novembro de 2008

12 dicas para um Líder

Nem todas as pessoas nascem com um perfil de líder. Consulte as nossas dicas para ser um líder de sucesso. Aprenda a gerir o seu trabalho e lembre-se que a aprendizagem é um bom começo.
_
Aprenda a cultura empresarial: Entenda a empresa, a sua política e conheça os princípios básicos da organização. Não deixa a empresa ter um efeito sufocante: quando há uma coisa que não entende, pergunte e não se esqueça que a única pergunta estúpida é aquela que não faz.
Mantenha os olhos abertos: Observe, olhe e escute. Aprenda tanto das pessoas que respeita como das pessoas que não são as suas favoritas.
Trabalhe 'no duro': Empenhe-se a sério no seu trabalho. Mostre-se interessado, activo e cheio de ideias novas. Tente fazer mais do que supostamente lhe compete.
Dê atenção à família: O apoio da sua família é indispensável. Avançar dentro da empresa significa, às vezes, uma mudança regular para um novo local. Encare essas mudanças pela positiva. Encontrar um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida privada é um desafio.
Foque o seu objetivo: Aconteça o que acontecer, não perca o seu objectivo de vista. Se alguma coisa correr mal, admita-o e siga em frente.
Desenvolva uma rede: Aproveite todas as ocasiões para estabelecer contactos. Este aspecto deve estar presente tanto na sua vida privada como na profissional. A informação e os contactos tanto podem ser dados pela sua prima como pelo concelho de administração. Conheça homens e mulheres de sucesso e empreendedores que fazem o mesmo que você.
Saia do seu gabinete: Não se esconda atrás da sua secretária. Procure contactos e fontes e faça-se sócio de associações profissionais e outras que considere interessantes.Visite feiras e participe em conferências ou seminários profissionais. São todos excelentes meios de aprendizagem. Poderá também desenvolver a sua rede de contactos nessas ocasiões. As pessoas não o podem ajudar, empregar nem recomendar se não o conhecem!
Desenvolva as suas capacidades: Liste as suas capacidades e desenvolva capacidades específicas que o podem fazer subir dentro do seu sector. Informe-se sobre as possibilidades de formação para adquirir novos conhecimentos e alargue assim o seu espectro. Muitas empresas pagam cursos universitários ou seminários. Se não o fizerem, invista você mesmo na sua formação. Se puder, pague do seu bolso.
Faça um plano: Não tem que cumprir o plano rigorosamente, mas delinear objectivos, pensar neles, visualizá-los e escrevê-los, ajuda a pessoa a focar-se no que realmente quer fazer. Reavalie o planeamento da sua carreira constantemente e procure uma pessoa de confiança que pode ajudá-lo a determinar os seus objectivos. Aperceba-se também das tendências económicas e dos movimentos no seu sector. É sempre bom estar actualizado.
Passe a estar online: Não subestime o poder da Internet. É um meio para entrar em contacto com outros gestores e para trocarem experiências. Através da Internet pode aumentar a sua lista de contactos consideravelmente. Lembre-se que a Web é também uma fonte ilimitada de informação.

Nenhum comentário: